terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Tribunal do Santo Ofício

Sobre Marconi Marques

"saci - radical do verbo saciar"

Atenção, há tensão: \ Busquem os seus nortes \ façam seus arranjos, \capas de super-heróis.\Vistam-se de parangolés, \ coloquem asas de anjos. \ Enquanto o gelo não derrete \Enquanto a resposta não chega, \ a pergunta se formula,\vem a cavalete sem sela, \ sem rédea, sem bula, sem tela \com marcas e logo-marcas, verbo-carne e osso.\Mensagens–anúncios, \ corpos-faces de plaquetas: \(bichos de pés e cabeças, \ informes surdos-mudos, \ palavras-pintadas \ pintura-letreiros \letras de câmbio, intercâmbio \dobradiças, dobras de esquinas \ triângulo isósceles, \por outro ângulo, agudos,\ em frente-versos\vértices-pontas de lanças, \ madeiras e tabuletas).

+ Da água pro vinho e vice versa (trechos).

Bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard, Marconi Marques, de 25 anos, revela-se como um observador mordaz da paisagem urbana. Compõe grande parte de suas obras a partir de interferências sobre elementos característicos das metrópoles - letreiros, propagandas, celebridades - além de, por meio de inusitadas intertextualidades com pinturas já consagradas e signos típicos da atualidade e do universo urbano, elaborar releituras que mesclam o caos instalado nas grandes cidades e suas imperfeições estéticas e gramaticais, estrangeirismos e outros vícios com uma densa atmosfera de conflitos, desesperança, paixões e fragilidades sempre permeadas, contudo, com uma dose de ironia - peça chave para a catarse.


Sua obra é caracterizada por instalações dispostas de forma quase aleatória ou apresentadas em condições que exigem do observador a busca por um referencial nem sempre convencional, o que é interessante pois incita a uma visão crítica sobre a relação da arte como produto final não somente do artista mas também daquele que a vê. Destaque para os cavaletes, em uma clara apropriação desse clássico gênero publicitário já em desuso agora empregado para questionar sua mais visceral finalidade. Metalinguagem em demasia? Talvez uma extensão da poesia urbana em níveis a que ela não havia chegado - até agora.


+ "Cavaletes: bichos de pés e cabeças" e outras interferências.










Para conhecer a obra de Marconi Marques, acesse:

+ http://marconimarques-artes.blogspot.com/

~

Nenhum comentário: