sábado, 29 de dezembro de 2007

Tribunal do Santo Ofício

Everybody wants to be Hollywood


Eu não quero aparecer na tv. Eu apenas quero saber quando a maioria dos jovens vai parar de achar que a vida é um episódio de "Malhação". A juventude se tornou uma fase que já vem enlatada, pronta para o consumo diário de uma massa alienada que vegeta graças aos estereótipos criados pela mídia, sobretudo dessa referida série. Orgulho-me de nunca ter assitido a um episódio completo de "Malhação". No entanto, isso não enfranquece a minha argumentação por, supostamente, desconhecer esse seriado alvo de minha crítica. Eu poderia, certamente, até refutar o meu próprio argumento dizendo que não posso questionar algo que não conheço. Mas basta ter um pouco de senso crítico para perceber, em poucos minutos, o quanto a representação da realidade pelo ponto de vista de "Malhação" é distorcido, manipulado de tal modo a incutir na cabeça de seus jovens telespectadores um conceito errôneo de valores sociais, fato esse que transforma os mesmos telespectadores nesses jovens inertes.

Os personagens elaborados para essa obra ficcional caracterizam-se pela extrema futilidade de seus comportamentos. O uso de estereótipos - o casal perfeito que sofre a temporada toda, o garanhão sarado, o nerd, a vilã invejosa que destrói a vida de todo mundo, a amiga alternativa, o pobre que entra no colégio (que tem o irônico nome de "Múltipla Escolha") e sofre preconceito entre outros - infelizmente são de fácil assimilação. Logo, não é de se assustar que alguns jovens projetem parte de si na identificação com tais personagens, fato que é lamentável. O maior problema, porém, é a identificação da relação de causa/conseqüência na composição desses elementos: eles são criados por que essa é a visão que os autores têm da juventude ou só são incluídos na obra para representar dramaticamente tipos sociais que podem fazer parte do universo jovem? Para ambas as hipóteses, creio que é um erro subestimar o intelecto de qualquer cidadão, sobretudo o dos jovens, com uma fórmula tão gasta e inapta ao que se espera de alguém que tem plena percepção e consciência de que está na fase mais ativa e revolucionária da vida.

Aliás, alguém já viu algum personagem de "Malhação" pegando um ônibus? O que diremos dos aspirantes a big brother...



Fluxo de Consciência
17 de setembro de 2007: um jovem se masturba na lan house do edifício Maleta enquanto aprecia a doce e voluptuosa antropofagia de corpos masculinos. Previsão do tempo para os nossos corações: sim, teremos um dia ensolarado de metralhadoras, propício para derrubar mitos e deuses.





+ Indulgências

Ode Misericordiosa - Inquisição de Almeida

Se eu pequei, Senhor, logo me digas
pois jamais me terá por réu confesso
mal me ensinaste a pouco fé que eu professo
e quando a exerço mais se aparenta à intriga

Sou vil pecador e, talvez por isso, seu filho
ó, Senhor Altíssimo, excelso em grandeza
pareço mais contrito quando estou nas profundezas
ou Tu melhor me atendes quando finjo que me humilho?

Quisera que meu coração tão desordeiro
pudesse se sentir arrependido
e, ante a Ti, não ser tão ofendido
já que mais glória se recebe no madeiro

Tua grandeza, ó Senhor, não se disfarça
nela creio, ó Deus, e me deslumbra!
o quão sou grato mesmo estando na penumbra
que sendo luz e treva não me queima, como a sarça

Sou triste e humano e mui, mui indigno
de receber, Senhor, tuas bem-aventuranças
bem certa é a morte meu galardão de esperança
a justificar a Tua vontade, ó Deus tão digno.


Racismo é indício de burrice. Viva a Inquisição da alteridade.

~

Nenhum comentário: